10 atitudes para o sucesso do seu e-commerce

10 atitudes para o sucesso do seu e-commerce

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É cada vez mais garantida a consolidação do comércio eletrônico no Brasil. Em 2013 foram mais de R$31bi em vendas e projeta-se R$39bi para 2014. Mas é claro que para entrar nessa onda de crescimento, não basta que o empresário apenas abra a sua loja virtual para comercializar seus produtos. É preciso entender o consumidor, criando ferramentas de relacionamento para oferecer aquilo que ele deseja. Aqui, trazemos dez atitudes para o sucesso do seu e-commerce.

1.Planeje: O planejamento e a estratégia e o são essenciais para o sucesso da loja virtual. Defina metas: liste os pontos fortes e fracos; determine o tamanho do mercado, as oportunidades e as ameaças; saiba quem são os concorrentes; verifique o público alvo, seu comportamento e como ele realiza a compra.

2.Escolha a ferramenta correta: A base tecnológica é fundamental para o desempenho do “varejo virtual”. A escolha da plataforma para e-commerce tem que contemplar o objetivo do negócio, a especificidade do produto e ser flexível às mudanças do mercado.

3. Estabeleça sinergia entre loja física e virtual: As estratégias precisam ser alinhadas, complementares e integradas. É importante que a loja virtual leve o consumidor a visitar a loja física e o caminho inverso também exista. Estudos apontam que 70% dos consumidores querem encontra os mesmos preços e condições nos dois canais de compra.

4. Passe segurança e credibilidade: A segurança e a credibilidade são fundamentais para o sucesso da sua loja virtual. É importante que a sua plataforma de e-commerce ofereça ferramenta que garantam a integridade dos dados, que a infraestrutura do Data Center esteja de acordo com as necessidades do site. Lembre-se: a credibilidade de sua empresa não terá uma segunda chance.

5.Leve as pessoas para o site: Não basta apenas que sua empresa ou marca seja conhecida, o site também tem que ser. Crie estratégias para aumentar a visitação da loja online: campanhas de e-mail marketing, ações promocionais, perfis nas redes sociais, links patrocinados e técnicas de SEO são algumas dessas ferramentas.

6.Invista em benefícios: Os benefícios da compra pela internet têm que se adequar aos desejos do consumidor. O e-commerce deve valorizar a comodidade e destacar a variedade. Crie promoções e vantagens exclusivas aos consumidores online. Assim, você tornará a sua loja mais atrativa.

7.Garanta a melhor experiência: Desde o primeiro contato com o consumidor, as experiências, sejam elas positivas ou negativas, constroem a imagem do seu e-commerce e, consequentemente, da sua marca. As informações precisam ser de fácil acesso para o usuário, a entrega deve ser pontual, o preço atraente, e o suporte eficiente. Uma boa experiência de compra online garante o retorno do consumidor.

8.Design e interação: A identidade visual do site deve estar de acordo com o público-alvo. Pesquise para conhecer as preferências visuais, de interação e navegabilidade do consumidor. Isso torna o portal mais intuitivo e agradável de navegar e aumentam as taxas de conversão da loja.

9.Relacione-se com o cliente: A tecnologia deve ser uma aliada para conhecer o cliente. Invista na segmentação. Descubra as preferências dos consumidores, personalize as ofertas, e faça promoções baseadas nos hábitos de consumo.

10.Acompanhe as tendências do mercado:O mercado se movimenta muito rápido, e a loja virtual tem que acompanhar essa velocidade. Cada visita no site tem que ser surpreendente, com novos produtos, seções, promoções e serviços.

Está claro que hoje em um mundo digital tudo se compra, se compartilha e se acha online. O grande desafio do e-empreendedor de sucesso é aplicar os recursos que a tecnologia de e-commerce oferece aliada com a construção e fortalecimento do relacionamento entre lojas/marcar com seu consumidores e seu fornecedores.

Fonte do artigo: Ciashop