E-commerce: Critérios para uma loja virtual de sucesso

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E-commerce: Critérios para uma loja virtual de sucesso

Neste artigo vamos explicar algumas ferramentas e funcionalidades essenciais para um e-commerce aumentar sua credibilidade e usabilidade.

Você irá perceber como é importante pesquisar a fundo ou contar com ajuda especializada como uma agência de marketing digital antes de contratar um plano de hospedagem e desenvolvimento da sua loja virtual.

Certificado de segurança (SSL)

SSL ( Secure Sockets Layer) é uma tecnologia de segurança que codifica os dados trafegados entre um computador e um website. Se você possui uma loja virtual ou área de cadastro em seu site onde o usuário irá inserir informações sigilosas, recomendamos criptografar estas informações com um certificado SSL. Muitas plataformas oferecem este certificado de segurança compartilhado gratuitamente.

Se não puder investir em um certificado próprio, esta é uma boa alternativa para iniciar. É importante ter uma ferramenta segura, tanto para o lojista quanto para o comprador.Um site com certificado de segurança é sinônimo segurança, transmite confiabilidade e assegura a privacidade das informações.

Formas de Pagamento

Oferecer várias formas de pagamento e de preferencia as mais conhecidas do mercado também é uma maneira de facilitar e aumentar o público consumidor da sua loja. Porém é preciso investir em segurança também neste quesito, como fazer análise anti-fraude. Esta é uma ferramenta ainda cara no mercado porém garante ao lojista menos dores de cabeça. Uma transação com cartão de crédito por ser facilmente cancelada pelo portador do cartão, visto que não foi uma compra presencial.

As ferramentas de anti-fraude fazem a verificação e consistência dos dados do comprador, possuem formas de análises preditivas de riscos em transações de crédito, sistemas de mensagens automáticas motivadas por alterações comportamentais, entre outros benefícios.

Se não puder investir em uma ferramenta, o ideal é ter no início das atividades da loja virtual um profissional da área financeira exclusivamente dedicado a analisar cada transação de crédito feita em sua loja.

Navegação e Usabilidade

A loja deve ser fácil de personalizar e atualizar informações. Ter uma loja funcional e que seja constantemente atualizada é de extrema importância para o sucesso das vendas.

SEO (Search Engine Optimization)

SEO ou otimização para mecanismos de pesquisa é definido como um grupo de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas em resultados naturais ou os chamados orgânicos gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, um assinatura de newsletter, entre outros. A consequência da utilização das técnicas de SEO, se aplicados com a correta elaboração de conteúdos relevantes para seu site, são resultados rápidos e conversão das metas de vendas para sua loja virtual.

Um trabalho mais completo seria contar com uma agência para aplicar técnicas de SEM (Search Engine Marketing), que engloba todas as ações como, elaborar campanhas de publicidade dentro dos programas de links patrocinados dos buscadores, ações nas mídias sociais, anúncios pagos, entre outras. Investir em links patrocinados nos buscadores e nas mídias sociais também são ferramentas importantes para manter trafego qualificado e de conversão direta para a loja.

E-mail marketing

Além de criar um informativo com conteúdo de qualidade e promoções, é mais importante trabalhar para se criar um mailing qualificado para divulgação da loja, como oferecer um formulário para os visitantes se cadastrarem e receberem estes emails. O e-mail marketing pode também se transformar em uma newsletter.

Para isso a loja virtual precisa criar um blog ou site para centralizar o conteúdo e informações que irá veicular neste newsletter. Trabalhar ações conjuntas com as mídias sociais também podem trazer ótimos resultados.

O objetivo dessas informações é auxiliar nas tomadas decisões para um e-commerce de sucesso.

Até o próximo artigo pessoal!

 

Sobre  o Autor:
Keila Reis é formada em Design Gráfico e tem especialização em gestão de marketing digital. Empreendedora na Agência Fokke, atua a mais de 10 anos na área de marketing e web.

 

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