Dicas para melhorar seu blog corporativo

Reavaliar o blog da sua empresa periodicamente te ajuda a garantir não só que ele está de acordo com as melhores técnicas de marketing digital, mas principalmente que ele continuará trazendo novos negócios.

Marketing de conteúdo está ganhando cada vez mais força, e ter um blog otimizado para as novas necessidades do público já é um diferencial que irá te colocar à frente da concorrência. Para te ajudar separamos 5 dicas essenciais para seu blog corporativo:

1. Crie conteúdos de altíssima qualidade

Essa é a principal preocupação de qualquer blog corporativo! Se seu blog não possui um conteúdo engajante, que irá atrair leitores, nem precisa se preocupar com as próximas dicas. A Internet está se tornando cada vez mais social e customizada, ou seja, as pessoas estão consumindo aquilo que seus contatos gostam e compartilham. Além disso, o Google está se tornando cada vez mais eficiente em rankear melhor textos de qualidade, ao invés de textos otimizados para buscadores.

Somando-se essa mudança de hábitos de consumo de conteúdos na Internet com o volume cada vez maior de empresas e pessoas que estão criando bons conteúdos em seus blogs, a única maneira de se destacar é manter um nível alto de qualidade.

2. Monte um calendário editorial

Se planejar com antecedência é uma das melhores maneiras de se criar posts de blog de maneira constante e alinhada com os objetivos de negócio da sua empresa. Manter seu blog sempre atualizado é uma das principais maneiras de ter um público fiel e engajado, além de ser bom para SEO.

Um calendário editorial pode ser feito em qualquer programa de agenda ou até mesmo em alguma planilha, o importante é que seja feito com antecedência para que não haja imprevistos e seja mais fácil alinhá-lo de maneira a ter resultados.

3. Use o Google Authorship (Autoria)

Já viu que em algumas pesquisas do Google a imagem com uma foto do autor aparece ao lado do resultado de busca? Então, esses resultados são de páginas em que o Authorship está corretamente configurado e podem aumentar sua taxa de cliques em até 150%!

Google Authorship é uma maneira de se associar sua conta pessoal no Google Plus com um texto que você escreveu (em qualquer lugar da web), dessa maneira o Google entende quem escreveu um texto e, se for um autor com uma boa reputação, terá uma colocação melhor nos rankings. A instalação do código do Google Authorship não é complicada e você pode aprender como fazer nesse link.

4. Tenha um blog com design responsivo

Foi-se o tempo em que o consumo de notícias na Internet era feito somente por pessoas sentadas em frente a um monitor. Hoje em dia a Internet é acessada de tablets, telefones, videogames e dezenas de outros dispositivos diversos. Essa variedade de formatos de tela causa um problema para os sites, pois eles não são mostrados corretamente se tiverem sido somente pensados para monitores de notebooks ou desktops. Se seu blog sofre disso, você pode estar perdendo leitores que não conseguem acessar seu conteúdo!

A solução para isso é o chamado design responsivo, ou seja, um layout de página que se adapta de maneira inteligente a cada formato e tamanho de tela, sem atrapalhar a experiência do leitor. Criar um design responsivo para um blog é complicado e requer um bom design, mas hoje em dia existem cada vez mais temas prontos (principalmente para WordPress) que já vem com essa funcionalidade.

Só de 2011 para 2012 o uso da Internet via celular aumentou 240%, você vai deixar seu blog fora dessa?

5. Invista em conteúdos visuais

O ano de 2013 mostrou que conteúdos com apelo visual, como imagens e vídeos, chegaram para ficar e estão sendo cada vez produzidos e compartilhados. Provavelmente você também notou isso no seu Facebook, com dezenas de infográficos, memes e vídeos sendo compartilhados por seus amigos.

Isso não acontece à toa, esse tipo de conteúdo é de rápido consumo e é muito adaptado para compartilhamento em redes sociais, onde somos bombardeados por centenas de mensagens todo o tempo. Inserir a criação de imagens ou vídeos em seu calendário editorial, alternando com os textos, é uma boa maneira de deixar seu blog sempre interessante.

Então, agora que você já conhece essas dicas, que tal por a mão na massa e deixar o blog da sua empresa pronto para começar 2014 de cara nova e preparado para te ajudar a criar novos negócios? E se você tem alguma dúvida ou quer deixar sua própria dica, basta deixar um comentário aqui embaixo.

Texto de Vitor Peçanha.

Fonte: Saia do Lugar

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